sábado, 2 de julho de 2011

Contadores de HISTÓRIAS...

MEU PAI, conta e reconta histórias de uma forma muito peculiar, conta histórias de “gente grande, “de gente importante,” com uma riqueza de detalhes, que só quem já ouviu Seu Waldir contando sabe, mas vim aqui fazer aquilo que MEU PAI me ensinou... Contar... uma história... De um homem GRANDE E IMPORTANTE ! Aprendi com ele, que se diz o ano e o local , e tudo que se possa saber do “Fulano de Tal...” Waldir Fiorentino, que nasceu em 09 de agosto de 1945, em São Paulo, no bairro da Pompéia, 4º dos 5 filhos de Egydio, um vendedor (caixeiro viajante como se dizia). Um filho de italianos, que se casou com Hilda, uma Cearense da terra de uma figura a quem ela tinha grande devoção, por ter sido presença marcante na casa onde crescera , “Padinho” Padre Cícero... Moraram em vários bairros da antiga São Paulo, como a Moóca, vieram para Mogi das Cruzes. Acompanhou seu pai por muitos cantos desse Brasil, e nas viagens iam lendo e esvaziando as malas, mas trazendo na volta uma bagagem muito mais farta... Assim inicia sua paixão pela leitura, desde moço já trabalhava, e aos 27 anos , com Elsa Maria se casava, esta que lhes conta essa história e mais 4 filhos vieram, e por tantas a vida lhes aprontava, que a cada dificuldade vivida, mais sua bagagem aplicava.
E quando num momento de dificuldade, a vida lhe trouxe um papel, que o vento entregou pessoalmente em sua perna, uma nova fase ali se iniciava. A arte sempre esteve ali, e o vento só gritou o que ele antes não escutava... E o próprio auto-didata, nem ele acreditava no que acontecia, o papel que branco estava , agora um rosto trazia... “-Cagada!” Ele repitia, e assim, outro fez, e quando já se cansava, nem ele negava, que ELE DESENHAVA...
Auto-retrato de Van Gogh, por Waldir Fiorentino
"Foi Van Gogh quem o chamou," o vento trouxe nada menos que o auto retrato de Van Gogh e foi este seu primeiro desenho... Mais de mil rostos, nomes e histórias já saíram se suas mãos, e dessa história ainda muita coisa tenho que contar, mas com a riqueza de detalhes que ELE mesmo ensina e inspira, vou trazendo para este cantinho a cada post um pouco da história dele, de cada peça, de amigos importantes , fatos e fotos que entraram para esta ... história.

7 comentários:

  1. Boa tarde!!!

    Ja estou seguindo- esta ficando perfeito!

    Sou apaixonado por todo tipo de arte, a minha arte é a palavra escrita- converso de um jeito meu, peneirado claro, de um jeito que possam entender a minha linguagem- as minhas ideias.

    Um forte abraço e um ótimo finzinho de domingo!

    Nos encontramos no Alma!

    ResponderExcluir
  2. Queridos! Adorei a ideia do blog! E eu amo arte... e sou simplesmente apaixonada por Van Gogh! E claro, adorei a arte do Sr. Waldir!
    Contem comigo... me explica como faço para linkar no meu blog.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Te encontrei no VInicius (Alma do Poeta) e vim visitar seu espaço.
    Belíssimo.
    Adoro fotografias.
    Sinta-se convidado a visitar meu blog.
    Beijo na alma.
    PS: Foi seu comentário no blog do Vini que me fez vr aqui. Senti muita sensibilidade em suas palavras.
    Saudações Poéticas!

    ResponderExcluir
  4. Agora estou seguindo e amei a imagem de fundo , ficou lindo de mais, e vamos divulgar, vou linkar no Blog, abraços e beijos !!!

    ResponderExcluir
  5. Olá marquinhos- olha Sheila!!

    Passando para ver as novidades e deixar o meu beijo!

    Que vcs tenham um ótimo dia!

    Nos encontramos no Alma!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Brasil!! Vindo aqui fica-se a conhecer um pedaço de história. Virei seguidora! Parabéns e um obrigada também ao meu blogue :))

    ResponderExcluir
  7. Delícia de leitura! - Parabéns! - Abração

    ResponderExcluir